domingo, 12 de junho de 2016

Diários da Euro 2016: Dia 3




            Croácia x Turquia

            Até aqui a melhor seleção da Eurocopa é a Croácia. Tudo bem que a Turquia não é o parâmetro perfeito para qualificar nenhum time, mas o volume de jogo croata foi algo assustador. Foram DEZENOVE finalizações da equipe croata, recorde absoluto da competição até este momento, dez a mais que os tentados pelos turcos. O resultado só não foi mais elástico porque a pontaria não estava calibrada: das 19 apenas seis finalizações foram na direção do gol. Vale a pena ressaltar também o interesse pelo jogo coletivo e vertical: a equipe é uma das que menos tentam dribles (jogadas individuais) e a que tem melhor aproveitamento na relação finalizações/passes.
            A Turquia até tentou criar alguma coisa no ataque, mas esbarrou em três problemas: seus melhores jogadores (Arda Turan e Çalhanoglu) jogaram muito mal, o resto do elenco é muito limitado e a defesa croata é um verdadeiro muro. Não dava para jogar pelos lados que Srna e Strinic simplesmente engoliam seus adversários e, pelo meio, Corluka dominou qualquer ação pelo alto. Çalhanoglu até tentou finalizar de fora, mas foi extremamente ineficiente, enquanto Arda Turan jogou de forma melancólica. Na defesa eles também foram mal. O bom lateral-equerdo Erkin não chegou nem perto de segurar o infernal jogo combinado dos alas croatas. Srna foi o um leão o jogo todo e soube combinar suas jogadas com Brozovic, Modric e Rakitic para alimentar Mandzukic. Uma pena que o atacante da Juventus não conseguiu jogar em alto nível e mal chegou a finalizar na partida. O resumo da história é que a Turquia chegou nem perto de fazer competição. O time titular da Croácia é muito forte, experiente e entrosado, tendo também ótimos talentos no banco, como Vrsaljko e Kovacic. Já pode coloca-los entre os favoritos ao título.

            O futuro da Croácia

            A equipe foi tão bem que passa a impressão que qualquer alteração poderia atrapalhar. Tinha dúvidas sobre a capacidade de Brozovic, Badelj e Strinic, mas todos eles responderam bem e parecem ter a força para levar a equipe, pelo menos, até as semifinais. Se precisar de mais força pela esquerda pode contar com Vrsaljko, assim como se precisar de mais passes pode contar com Kovacic, mas nada que mude o esquema e a eficiência.

            O futuro da Turquia

            Dói no nosso coração aceitar isso, eu sei, mas o fato é que Arda Turan não merece ser titular desse time. Ele está gordo, lento e o seu uso nas pontas facilitou demais o serviço de Darjo Srna, que subiu como quis em todas as jogadas. As substituições conseguiram melhorar um pouco a equipe, especial a troca de centroavantes. Contra a Espanha as chances são mínimas, sendo bem provável que eles sejam eliminados logo na primeira fase.

            Craque do jogo

            Modric, além de controlar o ritmo de jogo como sempre faz no Real Madrid, fez um gol espetacular em uma pancada de fora da área com a bola caindo numa parábola de uns 15 metros de altura. Srna foi o jogador mais ativo do time, forçou bolas longas que geralmente eram finalizadas e conseguiu chutar em duas ocasiões (uma delas na trave). Mas nenhum jogador conseguiu impactar a partida como Vendran Corluka. Ele cortou duas chances claras de gol da Turquia, engoliu Cenk Tosun na bola aérea e conseguiu manter-se em pé após perder quase meio litro de sangue. Sério. Ele cortou a cabeça no primeiro tempo e fez um curativo; voltou para o segundo sem o curativo e teve outro sangramento, sendo a por uma touca; e nos momentos finais do jogo sofreu outro sangramento que foi prontamente estancado até o fim do jogo. Não sabemos se ele ainda está vivo, por isso fica aqui nossa homenagem.


            Curiosidade: Arda Turan e Çalhanoglu, juntos, perderam oito bolas, número igual à soma de TODOS os jogadores da Croácia.
           Curiosidade II: um torcedor muito doido entrou em campo e comemorou o gol de Modric junto com os jogadores. Essa Eurocopa está com um belo espírito de Libertadores.

            Irlanda do Norte x Polônia

            Vou ser bem sincero: dormi no primeiro tempo. O jogo foi um treino de ataque contra defesa, mas o fato é que a Polônia jogou muito abaixo daquilo que pode render e o jogo foi um porre. Não que uma partida entre essas duas seleções trouxesse muita expectativa, mas sabe como é, né? Lewandowski. O centroavante do Bayern passou o jogo todo sem conseguir finalizar. Sério, O JOGO TODO! E olha que a Polônia deu incríveis 18 chutes para o gol adversário. Lembram-se do número alto de desperdícios de Çalhanoglu e Arda no jogo contra a Croácia? Pois Lewa conseguiu o mesmo número, só que sozinho. Foram oito, um a mais que o time da Irlanda do Norte no jogo todo.
            Mas é obvio que esse desempenho não aconteceu por simples azar ou incompetência do atacante, mas sim pela defesa estupidamente recuada dos irlandeses. Eles entraram com três zagueiros, dois alas e mais três volantes (o técnico não é o Celso Roth). Veja bem: três zagueiros mais dois alas é igual a cinco. Mais três volantes e nós temos uma defesa formada por OITO jogadores de linha. E olha que os homens de frente marcavam também, afinal apenas uma pressão alta poderia fazer com que eles tivessem a bola nos pés. Alguns números importantes: a Irlanda do Norte roubou 14 bolas e atrapalhou outros 18 chutes/passes a mais que a Polônia. Isso tudo cometendo apenas uma falta a mais. Mas a estratégia defensiva não resistiu ao jogo todo e aos 6 minutos dos segundo tempo Milik, jogador mais ativo do time, fez o gol que definiu a partida. Depois disso a partida voltou ao seu estado de marasmo e, com exceção de um chute aqui e outro acolá, o jogo acabou do mesmo jeito que começou.

            O futuro da Irlanda do Norte

            Desse jeito que tá ai, com esses jogadores, a chance de eliminação sem pontuar é muito grande. A Polônia jogou muito mal e ainda assim eles só deram dois chutes no jogo. Fico apenas na torcida para que a defesa não esfarele e eles consigam forçar Ucrânia e Alemanha a serem mais agressivas. A defesa é boa, um pouco desonesta, mas muito boa.

            O futuro da Polônia

            Os melhores jogadores foram Kuba e Milik, mas Krychowiak também foi bem e demonstrou ter capacidade para comandar o meio campo da equipe. Grosick, jogador que veio do banco, também pode ser muito importante nos próximos jogos da competição. O próximo jogo é contra a Alemanha e Lewandowski certamente terá mais espaço para receber a bola. Resta saber se a defesa consegue segurar o forte ataque germânico. O bom é que a equipe já ficou muito próxima de uma das vagas para a próxima fase e tem elenco para ir longe.


            Craque do jogo

            Fui acordado várias vezes com o Datena gritando nas finalizações de Milik, então dessa vez vai ser ele mesmo.


            Ucrânia x Alemanha

            Não assisti o jogo porque foi na mesma hora que o clássico paulista, mas pelo que pude ver:

          - O time ucraniano é muito bom individualmente e os jogadores são bem experientes. Há uma grande chance de essa equipe ganhar jogos contra Polônia e Irlanda do Norte;
           - O 4-2-3-1 usado nos países do leste europeu deveriam ser abolidos. NÃO FUNCIONA!;
          - Eu ainda não consigo acreditar que vi a Alemanha jogando sem um centroavante fixo. Ok que o Muller aparecia sempre ali, mas ainda assim é um choque. Detalhe: não funcionou. Será muito melhor ver um ataque com um jogador que possa finalizar as infinitas bolas que são alçadas para a área, tipo Mario Gomes;
          - Os laterais defendem muito mal;
          - Gotze não pode ser titular dessa seleção em hipótese alguma;
        - Toni Kroos não é desse planeta. Foram 112 passes no jogo e apenas oito deles não foram completados. São bizarros 93% de aproveitamento. Hoje ele deu uma assistência, finalizou 3 vezes e roubou duas bolas. Foi o melhor jogador em campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário