quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Danilo Fernandes deveria estar na Seleção

Os quatro goleiros mais comentados do ano são aqueles que revezaram as convocações da seleção: Alisson, Cássio, Marcelo Grohe e Jefferson. Ainda que todos os quatro já tenham mostrado que são bons jogadores nas últimas temporadas do futebol brasileiro, um goleiro tem demonstrado mais que qualquer outro que merece (no mínimo) uma chance com Dunga.



Danilo Fernandes foi o goleiro titular do Sport na competição, aproveitando a lesão do experiente Magrão, ídolo da equipe pernambucana. Criado na base do Corinthians, Danilo é fruto da mesma geração de Willian, hoje no Chelsea. O goleiro foi jogador do Corinthians por mais de 18 anos, uma vida dedicada ao clube. Contudo, sempre teve dificuldades para se sustentar na rotação de goleiros do clube. Viu os momentos mais gloriosos do atrapalhado Felipe, a ascensão do seu colega de base Júlio César, o “promissor” Renan, o horrível Rafael Santos e o gigantesco Cássio.
Estreou em 2011, fazendo três jogos na equipe que acabou campeã brasileira naquela temporada. Em 2012, com as recorrentes falhas de Júlio César no Campeonato Paulista, teve sua grande chance de assumir a titularidade da equipe. Porém foi Cássio, recém-contratado do futebol holandês, que recebeu a vaga de titular. Fez oito jogos pela equipe no ano em que foi campeão da Libertadores e Mundial. 2013 foi o ano em que mais realizou partidas pela equipe paulista, foram 15 jogos, atuando agora como reserva imediato do goleiro Cássio. Durante seu período com Tite, uma coisa que sempre chamou muita atenção foi a forma com que ele se comportava no banco, conversando muito com o técnico e os outros membros da comissão (isso explica a incrível leitura que o jogador tem do campo, mesmo tendo na frente dois zagueiros que jogam em câmera lenta).

 Melhor defesa de Danilo enquanto jogador do curinga

Em 2014, porém, o goleiro voltou a ser terceira opção com o crescimento de Walter, 27 anos e com experiência no interior. Era o fim de sua carreira na equipe, era a hora de provar para todo mundo e para si próprio que ele poderia sim ser goleiro titular de uma equipe. A chance veio com o Sport em 2015, dividindo a posição com o ídolo Magrão. Com o tempo foi se tornando titular absoluto da equipe, crescendo de produção durante todo o campeonato. As suas boas atuações ajudaram o Sport a fazer uma das suas melhores campanhas na história recente do campeonato. Danilo resistiu a troca de técnico e já ganhou status de ídolo dentro da equipe. Além disso foi eleito o segundo melhor goleiro num campeonato que ficou marcado pelo fato de todas as equipes terem ótimos goleiro (com exceção do Joinville e seu atabalhoado Agenor). Na corrida pela titularidade do gol da seleção, que tem envolvido os quatro jogadores já citados, você pode colocar Danilo Fernandes, que obtém números assustadores mesmo contra estes.
           Os agregadores estatísticos que trabalham com o Brasileirão, Squawka e WhoScored, escolheram Danilo Fernandes como o melhor goleiro do campeonato: Uma diferença apertada na nota de 7,14 contra 7,13 de Weverton, pelo WhoScored, e uma larga diferença nos pontos de performance do Squawka: 1032 pontos que o colocam na frente de todos os jogadores do campeonato (linha ou goleiros). Danilo é o quarto jogador com mais defesas no campeonato, com média de 2,95 por 90 minutos e é também o jogador com mais partidas sem ser vazado do campeonato, com 15 das chamadas “Clean Sheets”.
Sem Jefferson, que não atuou na Série A do Brasileirão.

 

            Outra coisa que impressiona é a capacitado que ele tem para sair do gol, sendo o quinto jogador que mais corta cruzamentos no campeonato brasileiro, estando muito à frente dos selecionáveis.

Contudo, mesmo com todos esses bons números, o que mais surpreende no Danilo é a quantidade de passes realizados na partida, uma média de 24,1 por jogo. Entre os passes curtos certos ele tem uma média de 10,7 por 90 minutos. Neste quesito só fica atrás de Rogério Ceni (mas também né...) que tem 13 passes. O terceiro colocado é Cássio com distantes 7,6. Além disso, Danilo tem um baixíssimo 0,1 de erros nos passes curtos. Ceni, especialista no assunto, tem 0,3. Nas bolas longas (tiro de meta) ele tem 41% de aproveitamento, quarto melhor na categoria. Em faltas cobradas, com 58% de aproveitamento, fica em quinto lugar dentre os goleiros do Brasileirão. Esses passes mostram que Danilo pode não só ser importante debaixo das traves, mas também ser fundamental



           Um goleiro com tantas qualidades não pode ser desperdiçado pela seleção brasileira. Durante o campeonato Danilo salvou o Sport várias vezes, jogando de maneira simples e consistente. Cabe ao técnico Dunga decidir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário